quarta-feira, 8 de outubro de 2014

0

GUEVARA VIVE!


Poucas personalidades tocam tão profundamente nos anseios das lutas populares como a do argentino Ernesto "Che" Guevara. 
Guevara lutou contra o imperialismo e por um mundo mais justo na Guatemala, em Cuba e no Congo, até encontrar seu triste fim nas florestas bolivianas. 
Nos dias atuais, seu rosto, de semblante firme, estampa camisetas e bandeiras nos mais diversos pontos do mundo. É como se a frase cunhada pelo próprio Che, "se você treme de indignação perante uma injustiça do mundo, então somos companheiros", virasse realidade a cada vez que um indignado veste uma camiseta com sua estampa. 
Em 1961, Guevara esteve em Punta del Este (Uruguai), na reunião da OEA. Nesta ocasião, ele encontrou o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola. Ambos, nutriam, cada um a seu modo, o sentimento anti-imperialista de libertação nacional. 
A Juventude Socialista-PDT de Porto Alegre, presta esta pequena homenagem, no dia 08 de outubro, dia da morte de Che, com a mais absoluta convicção de que as lutas por justiça social ainda permanecem vivas em nossos corações e mentes. E homens como Che e Brizola, são, mais do que nunca, uma inspiração à nossas práticas. 

Fábio Melo - historiador e militante da JS.

Abaixo o link do Granma, de Cuba, também em homenagem a Che: http://www.granma.cu/cuba/2014-10-08/el-ejemplo-que-nos-alumbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário