![]() |
Correio do Povo 27/01/2012 |
Onde está a fiscalização? Enquanto as petrolíferas exploram o nosso litoral, catástrofes ambientais destroem a nossa fauna e flora marinha. Chamamos a atenção para o acidente na praia de Tramandaí, que com o vazamento de petróleo de uma monoboia da Transpetro, subsidiaria da Petrobras, deixa uma mancha de 3,5km de óleo no nosso litoral.
O litoral do RS apesar de muito pouco valorizado tem uma das maiores diversidades de mamíferos marinhos do Brasil, já são registradas no nosso litoral 75% das espécies de cetáceos (baleias e golfinhos) e 100% dos Pinípedes (focas, leões-marinhos e morsas) que vivem nas nossas praias. O litoral também abriga pinguins, tartarugas, entre outras espécies que acabam morrendo vitimas desses vazamentos. Tramandaí é um polo de turismo no verão, que devido a catástrofe pode deixar no prejuízo centenas de comerciantes e pescadores que vão ter sua atividade econômica afetada.
Vale a pena lembrar do desastre da CHEVRON, petrolífera norte americana que em novembro foi responsável pelo vazamento na Bacia de Campos no Rio de Janeiro. AGORA BASTA. Precisamos de posições sérias, que defendam as riquezas ambientais que restaram no nosso país mesmo depois de tantos anos de exploração nacional e internacional, é o momento da sociedade exigir fiscalização e punição dessas empresas. NÃO QUEREMOS O MAR MORTO EM TRAMANDAÍ!
Natashe Inhaquite
Estudante de Biologia – UFRGS
Presidente da JS/PDT - POA
Bom ainda dizem que devemos ter orgulho em ternos grandes petrolíferas do mundo ....aqui em nosso brasil .
ResponderExcluir